Cuidar de tillandsias ao longo do ano.
Adopte o sistema da t-shirt…Por volta do final de Setembro, início de Outubro, sentimos necessidade de vestir uma camisola mais quentinha. É por essa altura que devemos começar a pensar em proteger as tillandsias dos frios excessivos e deixar de as regar. Da mesma forma, por volta de final de Fevereiro início de Março, já apetece andar com roupa mais leve, é altura de pensar em expor mais as tillandsias (sem sol directo) e, gradualmente aumentar as regas, até ao ponto em que necessitam de ser molhadas quase diariamente em Julho/Agosto.Naturalmente que este é um princípio base, que terá que ser adaptado ao local e ás condições de cada pessoa.
O carteiro acabou de entregar a caixa com sua encomenda deplantas aéreas. Que fazer?
As Tillandsias são plantas muito resistentes, mas … estas passaram algum tempo num caixote… É possível que a folhagem de algumas tenha ficado um pouco deformada. Voltará á posição normal no espaço de poucos dias.Que fazer agora? Desembalar as plantas, submergi-las em água à temperatura ambiente durante cerca de um minuto, depois pousá-las sobre uma rede (ou superfície que permita que escorram), viradas para cima,num local bem iluminado e arejado durante um cerca de um 24horas. E pronto, após este procedimento, tem início a vida nova das suas tillandsias.
O substrato no vaso da minha bromélia é bom para uma longa vida da planta?
Não. Trata-se de turfa compactada, que é um bom meio para crescimento de raízes, mas muito pobre em nutrientes. Nutrientes esses que foram ministrados à planta na rega enquanto ela esteve no viveiro algures no Norte da Europa. Na nossa casa regamos com água, água simples.Convém retirar o torrão e cortá-lo lateralmente até ficar com cerca de 1/3 do volume original. Depois voltar a plantar no mesmo vaso ocupando o espaço vago com uma mistura de terra vegetal.
Tenho uma bromélia em vaso, cuja flor morreu. Que faço?
Arranque ou corte o mais baixo possível, a flor morta.Haverá seguramente um ou mais rebentos na base da planta. Enquanto a planta principal estiver bonita, deixe-a ficar. Quando deixar de ser decorativa, corte-a o mais rente ao substrato possível, tendo cuidado para não danificar os rebentos.
Depois de a planta mãe morrer, devo manter os rebentos juntos?
É uma questão de opção. Podem ficar juntos e formar um tufo, ou ser separados. Neste caso apenas deve separar rebentos que tiverem pelo menos metade do tamanho da planta mãe. O rebento mais pequeno é o que fica com as raízes da planta mãe.
Como planto os rebentos de bromélias terrestres?
Os rebentos que forem separados devem ser plantados em mistura leve de terra vegetal (75%) e turfa (25%). Esta operação não deve ser realizada, no clima de Portugal, nos meses frios.